88/138 kV=> 22kV
22kV pode ir para 750Vdc(tração) ou 460/220Vac (auxiliares)
Captação de Energia da Concessionária em 88 kV;
Diferentes Alternativas de Alimentação em uma Linha
Cada Primária, alimenta um determinado Setor
Possibilidade de socorro entre setores
Flexibilidade
Segurança
Confiabilidade
Subestações Primárias
Tipos de Subestações existentes no Metrô
Subestações Convencionais
Subestação Abrigada
Rede de Distribuição em 22 kV
Rede de 22 kV Tração – Anel
Rede de 22 kV – Auxiliares - Radial ou Anel
Principais operações
Transferência Automática de Linha
Transferência Automática de Setor
Sistema de Tração
Transformador Trifásico
03 Enrolamentos
Primário em Delta
Secundário Delta / Estrela
Peso aproximado 15 TON.
SPAP
SISTEMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA PLATAFORMA
Segurança do usuário na plataforma
Promove o desligamento do terceiro trilho com
conseqüente parada dos trens
Desenergização da via no final do horário
comercial
Pontos de atuação:
Na plataforma (caixas de atuação)
Na SSO
No CCO
Não é um sistema fail-safe..
Terceiro Trilho
Elementos
Rede Aérea
Tipos
Elementos
• Sistema de Baixa Tensão tem início à partir do
secundário do transformador 22 k V
• Compreende todos os sistemas e
equipamentos alimentados com tensões
inferiores 460 V
• Tensões de Alimentação disponíveis
460 Vca - 480 Vca ( LNS)
220 / 127 Vca - 208 / 120 Vca (LNS)
• Tensões com característica No-Break
125 Vcc 48 Vcc - 24 Vcc
127 Vca
Aterramento
Onde estão os três Terras?
TV – Terra da Via
É o retorno das correntes de tração às Subestações.
O meio físico para este fim são os trilhos de
rolamento;
TT – Terra do Túnel:
É um caminho alternativo para confinar as correntes
de fuga do sistema de tração dentro das instalações
do Metrô, evitando que estas correntes provoquem
danos e interferências em instalações vizinhas;
TE – Terra Externo:
É o terra estrutural, no qual estão aterrados os
sistemas de distribuição de corrente alternada. O
meio físico, são as malhas de aterramento e ferros
estruturais.
Interferências elétricas
Os principais fatores são:
• Tensão
• Freqüência
• Aterramento
• Os componentes eletrônicos
• Circuitos impressos
• Desacoplamentos
Existem três caminhos de EMI entre a fonte e o dispositivo a ser degradado:
• Irradiação
• condução
• acoplamento capacitivo/indutivo
emi= interferência eletromagnética
rfi=interferência rádio frequência
rfi é um tipo possível de emi.
O emi ainda pode ser além de vir pela transmissão do ar (ex. rfi) pode vir através da condução física entre condutores interligados (ou seja, mesmo fio).
Se a interferência pode danificar um equipamento? Vai depender do nível da interferência (a interferência vai provocar uma mudança na energia, normalmente aumentando-a).
Se for um nível de tensão/corrente que o seu equipamento não suporte, vai danificar ou causar d.
Os filtro e blindagens estão para proteção desses e de outros efeitos indesejados. A seleção adequada dependerá de uma análise custo x benefício.
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