sábado, 2 de março de 2013

Alimentação Elétrica

Esquema Geral de Alimentação Elétrica
88/138 kV=> 22kV

22kV pode ir para 750Vdc(tração) ou 460/220Vac (auxiliares)




Captação de Energia da Concessionária em 88 kV;

 Diferentes Alternativas de Alimentação em uma Linha
 Cada Primária, alimenta um determinado Setor
 Possibilidade de socorro entre setores
 Flexibilidade
 Segurança
 Confiabilidade


Subestações Primárias


Tipos de Subestações existentes no Metrô
 Subestações Convencionais
 Subestação Abrigada

Rede de Distribuição em 22 kV

 Rede de 22 kV Tração – Anel
 Rede de 22 kV – Auxiliares - Radial ou Anel


Principais operações
Transferência Automática de Linha
Transferência Automática de Setor

Sistema de Tração

Transformador Trifásico
03 Enrolamentos
Primário em Delta
Secundário Delta / Estrela
Peso aproximado 15 TON.


SPAP
SISTEMA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NA PLATAFORMA



 Segurança do usuário na plataforma
 Promove o desligamento do terceiro trilho com
conseqüente parada dos trens
 Desenergização da via no final do horário
comercial
 Pontos de atuação:
 Na plataforma (caixas de atuação)
Na SSO
No CCO
Não é um sistema fail-safe..


Terceiro Trilho
Elementos

Rede Aérea
Tipos
Elementos

• Sistema de Baixa Tensão tem início à partir do
secundário do transformador 22 k V
• Compreende todos os sistemas e
equipamentos alimentados com tensões
inferiores 460 V
• Tensões de Alimentação disponíveis
460 Vca - 480 Vca ( LNS)
220 / 127 Vca - 208 / 120 Vca (LNS)
• Tensões com característica No-Break
125 Vcc 48 Vcc - 24 Vcc
127 Vca

Aterramento

Onde estão os três Terras?
 TV – Terra da Via
É o retorno das correntes de tração às Subestações.
O meio físico para este fim são os trilhos de
rolamento;
 TT – Terra do Túnel:
É um caminho alternativo para confinar as correntes
de fuga do sistema de tração dentro das instalações
do Metrô, evitando que estas correntes provoquem
danos e interferências em instalações vizinhas;
 TE – Terra Externo:
É o terra estrutural, no qual estão aterrados os
sistemas de distribuição de corrente alternada. O
meio físico, são as malhas de aterramento e ferros
estruturais.


Interferências elétricas



Os principais fatores são:
• Tensão
• Freqüência
• Aterramento
• Os componentes eletrônicos
• Circuitos impressos
• Desacoplamentos

Existem três caminhos de EMI entre a fonte e o dispositivo a ser degradado:
• Irradiação
• condução
• acoplamento capacitivo/indutivo


emi= interferência eletromagnética
rfi=interferência rádio frequência
rfi é um tipo possível de emi.

O emi ainda pode ser além de vir pela transmissão do ar (ex. rfi) pode vir através da condução física entre condutores interligados (ou seja, mesmo fio).

Se a interferência pode danificar um equipamento? Vai depender do nível da interferência (a interferência vai provocar uma mudança na energia, normalmente aumentando-a).

Se for um nível de tensão/corrente que o seu equipamento não suporte, vai danificar ou causar d.

Os filtro e blindagens estão para proteção desses e de outros efeitos indesejados. A seleção adequada dependerá de uma análise custo x benefício.






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