sábado, 28 de janeiro de 2012

sinalização

Sistema de Sinalização:
A sinalização serve para segurança, prevenindo colisões, descarrilamentos, ou situações imprevistas, supervisão e controle, propiciando a movimentação dos trens na velocidade e rota desejada (inclusive máxima permitida) e operação e informação a controladores (e por que não, a usuários), identificando trens e localização.
O Sistema deve ser fail-safe, ou seja, falha de qualquer componente ou equipamento deve levara um estado que garanta segurança.
Por esta razão os sistemas devem ser redundantes.
Por outro lado, o sistema também deve permitir o tráfego com velocidade ou capacidade reduzidas.

O sistema de sinalização se encontra nos trens (sistemas a bordo, tal como antenas, eletrônica, etc.), equipamentos de via (trilhos-quando fazem parte do sistema de detecção de ocupação ou mesmo transmissão de código de velocidade, caixas/antenas de sinalização, ), aparelhos de via e sinais (semáforos, etc.), controle local de equipamentos via, controle setorial de equipamentos de via (intertravamentos - via relés fail-safe ou mesmo processadores), controle central dos equipamentos.

Conceitos:
ATO
UTO
ATP
ATC
ATS
CBTC
caso de falha, carrossel será mais afetado em um curto período. é vantajoso ter headways pequenos, mas a operação não deveria ser dependente de um headway 20s menor

troca do ATC por CBTC
Vantagens
-possibilidade de headway menor e melhor controle de tração (o que significa melhor consumo por trem)
-sistema atual está no limite, correndo o risco de falhas e eventos inesperados.
-envelhecimento de software
-sistema ATC implantado é antigo, o que dificulta a substituição de peças/componentes de reposição, sendo necessárias gambiarras
-maior flexibilidade do sistema
-maior integração
-auto-diagnóstico mais rápido
-melhor tempo de resposta
-possbilidade de ter interface mais amigável e maior facilidade de registros de eventos
Desvantagens
-dificuldade de substituição e testes de sistema devido a operação comercial, causando transtornos operacionais
-em retrofits complexos sempre há eventos inesperados
-sistema mais complexo e mais fechado, ou seja, mais difícil de correções em caso de falha de software e hardware.
-custo
-falta de domínio de um sistema

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